-
A distração
Um mal que assola os tempos modernos é a distração. Aqueles que estudam, por exemplo, começam a dispersar nas primeiras linhas lidas; a ter problemas de retenção de conteúdo; impaciência diante de um livro ou da perspectiva do que se tem que estudar. Isso, como pude perceber na minha própria vida e por meio dos…
-
Encarceramento nos limites do mundo
Existem coisas que podem ser conhecidas apesar de não poderem ser expressas em palavras. Em certo sentido, por exemplo, eu conheço o conjunto de todos os conjuntos, mas sempre que tento expressá-lo em palavras sou pego por uma rasteira paradoxal ou um barbeiro que não consegue decidir se faz a própria barba ou não. Ninguém…
-
Liberdade intelectual
A experiência humana primária, por meio dos sentidos, é a consciência de uma realidade exterior. É uma saída do universo solipsista. Existe algo fora de mim. Como disse Aristóteles, o homem é um animal que, por natureza, deseja conhecer. O pensamento, por sua vez, precisa ser estruturado para que essa natureza possa cumprir a sua…
-
Infinitos de tamanhos distintos?
Georg Cantor entrou para a História como o homem que provou a existência de infinitos maiores do que outros infinitos. Obviamente, a primeira coisa necessária para aceitar a teoria cantoriana é a aceitação do axioma da escolha, que, como Cantor mesmo pensava, atualiza o infinito quantitativo. Porém, a veracidade desse axioma não é universalmente aceita…
-
Dataísmo, nada de novo sob o sol
Yuval Noah Harari, em seu artigo On big data, Google and the end of free will, cunhou o termo “dataísmo” para se referir a uma cosmovisão em que o universo seria um “fluxo de dados”. Tudo é dado processado. Os organismos são uma espécie de algoritmos bioquímicos. O chamado da humanidade, para eles, é criar um…
-
Que beleza salvará o mundo?
Em O Idiota, romance de Dostoiévski, Ippolit, referindo-se ao príncipe Michkin, protagonista do romance, monologa: “É verdade que o príncipe disse, uma vez, que a beleza salvaria o mundo? Meus senhores – gritou bem alto -, o príncipe afirma que a beleza salvará o mundo! E eu afirmo que quem tem idéias tão jocosas está…
-
Por que não estudar matemática?
Na República, Platão ensina que o assunto apropriado para a educação de um homem é o do ser, o reino do transcendente e permanente, em oposição ao devir, o reino do temporal e transitório. Platão enxergava a alma humana como transcendente e eterna. Assim, a tarefa da educação seria alimentar essa alma. Além disso, ele…
-
“Non Nisi Te, Domine”
Santo Tomás de Aquino, seguindo Aristóteles, tem a audácia de uma criança, como as do Evangelho, de responder “sim” à pergunta “Existe alguma coisa?” Seu ponto de partida é “Existe algo”. E sobre essa afirmação inabalável do senso comum, ele cria, em sua catedral gótica do pensamento, longos processos lógicos que nunca foram realmente derrubados.…
-
A tirania dos especialistas
Uma das coisas mais significativas sobre a ciência, perfeitamente conhecível quando se estuda a sua história, é o fato de que teorias concorrentes podem discordar em seus relatos sobre o que existe em última instância e, ainda assim, responder igualmente bem por todas as evidências observacionais – esse é exatamente o motivo que leva o…