Cientificismo, uma heresia gnóstica


Todos os projetos seculares da modernidade, socialismo, comunismo, liberalismo, globalismo, cientificismo, progressivismo, política identitária, etc. estão unidos por duas características teológicas. Esses projetos surgiram no seio da civilização cristã com o objetivo de substituí-la. Assim, nesse sentido, são todos apóstatas. Além disso, todos estão embasados em alguma idéia cristã, embora removidos do contexto teológico. E nesse sentido, são todos heréticos.

Portanto, os projetos para a modernidade são essencialmente apóstatas e heréticos. Um autor que estudou a modernidade pela sua faceta herética foi Eric Voegelin. Especificamente, por meio da heresia do gnosticismo. Marcionismo, Albigensianismo, Maniqueísmo, Puritanismo etc.

Para a mentalidade gnóstica, o mal está compenetrado na ordem natural das coisas. É onipresente. E esse mal, percebido além das aparências, somente é acessível por “um eleito”, uma espécie de iniciado que possui a “gnosis”. Esses iniciados lutam contra o mal, vendo-o de maneira maniqueísta, numa luta que somente pode ser travada por eles, os puros. A “gnosis” os salva. E assim, no fim, há uma vitória dos gnósticos. No gnosticismo dentro do contexto teológico, isso implicava na libertação do reino da matéria.

Agora, na modernidade, com a secularização materialista da sociedade, como bem notou Voegelin, a heresia gnóstica não se esvaiu, ela se adaptou. Por exemplo, na salvação gnóstica, há a imanetização do “escathon”; a dessacralização da escatologia. O mal, a visão de iniciados, a “gnosis” etc., todos os aspectos da mentalidade gnóstica são “naturalizados”, adaptados aos contextos em que a heresia está inserida.

Os iniciados são, é claro, os possuidores da “gnosis” cientificista e a luta contra as trevas da anti-ciência é travada com a “iluminação científica”. O “escathon” imantizado é o “reino da ciência”, em que ela é escutada e seguida em todas as esferas públicas. Cientificismo, uma heresia gnóstica.

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