A fé não é uma emoção


Assim como o amor não é um sentimento, a fé não é uma emoção. As experiências pessoais e sentimentos podem, de fato, pela maneira como a alma opera no corpo, serem expressões da fé, mas eles não podem ser os pilares da vida espiritual, pois as emoções não são a essência da fé. Muito pelo contrário, a fé é a resposta a um Deus vivo e amoroso que não é produto de nossas impressões pessoais; em um Ser completamente independente que nos chama à comunhão com Ele através da revelação de Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Fé requer, então, que aceitamos e conheçamos essa Revelação. A resposta que damos a Deus diante da Revelação pode ser estimulada por emoções, mas é com o intelecto que nós concordamos com Deus e Sua vontade.

É por isso que Santo Tomás de Aquino classifica a Fé como uma virtude intelectual. “Acreditar é um ato do intelecto concordando com a Verdade sob o comando da vontade”, diz ele. O intelecto tem prioridade na aceitação do que vem de Deus, mas ele faz isso pela vontade, que pode ser movida pelo poder das experiências religiosas e impressões pessoais, que são acidentais. Essas experiências, quando devidamente integradas nos contornos da fé, podem contribuir para o desenvolvimento da nossa relação com Deus. Mas torná-las a essência da fé, além de confundir acidentes com essência, é extremamente nocivo para a própria fé. Pois, na vida espiritual e como nos ensinam diversos santos (Santa Teresa D’Ávila, São João da Cruz, São Francisco de Sales, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Teresa de Calcutá etc.), existem certos períodos em que experimentamos a desolação espiritual – sentimento de abandono de Deus e de Sua graça. Essa desolação pode ser leve, como na aridez espiritual, ou pesada, como nas noites escuras. Pode ser curta ou longa. Se a nossa fé está embasada em nossas emoções, uma vez que, nessas condições, elas não estão presentes, esse deserto pode ser motivo para o abandono de Deus. A perda da fé.

Que a nossa fé, virtude teologal, seja uma virtude heróica e o nosso coração insaciado busque a Ele, a única fonte capaz de saciar os seus desejos mais profundos.

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *