Você está sendo enganado!


[latexpage]

Existe uma anedota, contada no livro “Men of Mathematics” do Eric Bell, sobre um episódio da vida de Leonhard Euler. A certa altura, diante da Czarina II da Rússia, em São Petersburgo, Euler estava em um debate teológico com o iluminista Denis Diderot quando disse: “meu caro, $\frac{(a+b^n)}{n} = x$, portanto, Deus existe. Responda, por favor.” Diderot não sabia o que dizer.

Apesar de Euler ter sido, de fato, um apologista cristão, a anedota é provavelmente falsa, pois não há registro histórico de um encontro entre ele e Diderot. Entretanto, essa anedota apresenta uma verdade, especialmente nos nossos tempos. Se você não sabe matemática, você é facilmente enganado.

A matemática permeia o nosso mundo e, sim!, influencia diretamente a nossa vida. Desde os impostos que você paga até a máscara que você está usando agora, nesta pandemia. Do celular que você lê este post até o presidente que é eleito. Toda a nossa realidade está carregada de matemática e assim deveria ser, pois a matemática, propriamente entendida, é a abstração, nas categorias aristotélicas, dos acidentes da quantidade e relação – o primeiro e o terceiro acidentes, respectivamente. Ela é a ciência da quantidade e da estrutura.

Assim, ao não saber matemática, você perde, na compreensão da realidade, o entendimento de uma característica importante do ser. E aqueles que sabem, em geral reduzem a realidade a esse ser e, como na anedota, dizem a você: “meu caro, $\frac{(a+b^n)}{n} = x$ portanto, …”

Você está sendo enganado! Estude matemática e prepare a sua mente. Potencialize a sua vida intelectual e combata os erros do nosso tempo.

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *